A maioria de nós sabe muito bem como é se sentir culpado por algo. Nós nos sentimos culpados quando fazemos coisas demais para alguém e aquela pessoa acaba se tornando preguiçosa e mimada. Nos sentimos culpados quando imaginamos que alguém não progrediu na vida porque não fizemos o suficiente por ela. Nos sentimos culpados se trabalhamos muito ou se achamos que poderíamos ter trabalhado mais ... A culpa está sempre pronta para nos abraçar quando menos esperamos.
Nós não nos damos conta de que, quando nos sentimos culpados por causa de alguém, estamos dando muita importância para nós mesmos e pouca importância ao livre arbítrio e o esforço do outro. Cada pessoa deve ser capaz de fazer por si mesma o que precisa ser feito. Todos temos as nossas obrigações, e cabe a cada um de nós desenvolver o nosso potencial, apesar dos obstáculos que enfrentamos.
A culpa não nos leva a lugar nenhum. Ela não corrige nenhum problema, só o agrava. Se deixássemos de lado esse sentimento terrível, iríamos sentir um grande alívio, finalmente aceitando que não devemos nada a ninguém. A culpa nos torna vulneráveis a chantagens emocionais, nos deixa infelizes e acreditando que, de alguma forma, falhamos. Por isso é tão importante afastar esse sentimento e aceitar que somos cheios de imperfeições, mas estamos bem exatamente do jeito que somos. Será muito melhor para nós quando aprendermos a deixar as pessoas que se especializam em nos fazer sentir culpados ir embora de mãos vazias, forçadas a lidar com suas próprias falhas.
Interessante ler esse texto hoje, que andava meio com um peso de culpa por erro de outra pessoa. Enfim...
ReplyDeleteDete, acabei de colocar o gadget de seguidores. Está na coluna lateral, viu?
Volte sempre. Bjo!
Oi Meri,
DeleteJa sou seguidora agora. Obrigada pela visita. Bjs
Se culpar é deixar de viver. Paralisa!
ReplyDeletePois 'e, Silvana. Perdemos a maior parte da vida nos recriminando... Bjs
Delete