Fazemos planos para quando nos aposentarmos. Tentamos economizar, decidir onde vamos viver, a que atividades nos dedicaremos depois que pararmos de trabalhar. Mas aí, o destino interfere. O dinheiro economizado tem de ser usado numa cirurgia de emergência. Nossa filha se muda para outra cidade e nós nos mudamos para lá também, para ficar mais perto dos nossos netos. As atividades que estávamos pretendendo fazer não estão disponíveis naquele local ...
Nós nos rebelamos. Ficamos com raiva. Não podemos aceitar que a vida é como um trem e nós não somos o condutor. Se embarcamos nesta viagem com medo de nossos companheiros de viagem, vamos encontrar pessoas que vão nos enganar e nos tornar infelizes. Se olharmos para eles com um sorriso nos lábios, eles vão sorrir de volta e compartilhar sua comida conosco. Se acharmos que o trem é pobre, o banheiro não é muito limpo, e não conseguirmos pensar em outra coisa, deixaremos de ver que o trem foi construído com madeira delicada e como é reconfortante quando ele balança lentamente de um lado para o outro.
Tudo é uma questão de atitude. Nós encontramos o que estamos procurando, o que estamos abertos para receber. Estamos procurando desgraças ou doenças? Com certeza elas estarão esperando por nós. Estamos procurando a felicidade? Se olharmos para as pessoas bonitas no trem, para a paisagem extraordinária que ele atravessa, vamos nos sentir felizes. Não precisamos nos preocupar com o nosso destino - o condutor está cuidando dele. Devemos apenas aproveitar a viagem.
Como sempre seus textos são maravilhosos, com reflexões que tocam profundamente, com belos ensinamentos. Adorei este? Grande beijo.
ReplyDeleteOi Nadia,
DeleteObrigada pela visita e pelo comentario. Peguei a maior gripe e estou sem poder escrever. Bjs
Lindo, Dete! Há décadas, vc me falou uma vez (o tema em questão era outro) que mais importante do que a chegada era o caminho percorrido ... Essa temática está sempre presente em sua vida ... Bjs
ReplyDeleteOi Martha,
DeleteAcho que nossas tematicas sao sempre as mesmas. Estamos sempre tentando nos convencer das mesmas coisas... Bjs